You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
Luís Avelãs responde aos leitores sobre a crise no Benfica
desenvolvido porJotCast
Luís Avelãs
4:04
Boa tarde. Podem colocar as vossas questões.
Miguel
4:04
Acredita que Bruno Lage sairá nas próximas horas? Parece-me que se tornou insustentável a sua permanência~.
Luís Avelãs
4:09
A situação está, de facto, muito complicada. E nesse sentido, acredito que todos os cenários são possíveis, nomeadamente uma substituição imediata. Contudo, se tal se verificar a iniciativa terá de partir do próprio Bruno Lage. Os dirigentes, apesar de descontentes com o momento, não devem querer avançar para uma mexida quando a época está quase no final. Mas, atendendo à especificidade do momento, até essa possibilidade deverá ser levada em linha de conta. Creio que se assim fosse, Renato Paiva faria a transição até concluir a época e depois seria analisado o seu desempenho. Lage começou como interino...
guilherme appleton
4:09
Boa tarde Luís, caso Bruno Lage saia do Benfica, quem seria o treinador indicado para assumir o comando técnico do Benfica e o porque de ser a pessoa indicada na sua opinião, na minha opinião estria entre Luis castro, Paulo Fonseca, Leonardo Jardim, Jorge Jesus ou Ivo Vieira, Abraço.
Luís Avelãs
4:12
Como já referi, se se tratar de uma alteração para já, dificilmente não será Renato Paiva a fazer a transição. Nem faria sentido contratar alguém de fora com uma perspectiva de futuro, mas podendo 'queimá-la' logo neste período até final da temporada. Os nomes que citou são recorrentes, podem ser solução, mas não me parece que Jesus (por ter contrato com o Flamengo) e Ivo Vieira (perdeu força nos últimos tempos) estejam bem colocados. Colocaria ainda Marco Silva e Vítor Pereira na eventual lista.
Guest
4:13
Boa tarde Luis, pode por favor confirmar se é um dos privelegiados que já teve acesso aos almoços de propaganda pró-JJ? Adicionalmente, o que acha de Rui Santos, ter chamado meninos mimados aos jogadores do benfica e que precisam de chupeta? Quando era BdC foram muito críticos, com palavras semelhantes.
Luís Avelãs
4:17
Nunca tive acesso (ou convite) para participar em almoços com o Jorge Jesus. Conheço-o, ainda o cumprimentei recentemente quando aqui esteve no Record, mas não tenho nenhuma relação especial com ele. Ainda assim, que fique claro, não vejo que exista problema de maior se um jornalista almoçar ou jantar com este ou aquele treinador, jogador ou dirigente. Obviamente, já não me parece cordato que a acontecer isso tal se verifique com o intuito de forçar/sugerir algo menos claro. Quanto ao Rui Santos, não sabia que ele tinha dito isso, mas sabendo ou não dá no mesmo. As opiniões dele... são dele. Não respondo pelas opiniões de nenhum camarada de profissão. Só pelas minhas.
Goncalo
4:17
Porque é que o Benfica quando precisa de um central vai buscar um médio e quando precisa de um lateral vai buscar um extremo? O que interessa é o plano desportivo suportado pelo financeiro/negócio ou é apenas este último? As vezes da a sensação que é o segundo caso.
Luís Avelãs
4:20
É uma leitura pertinente. Mas, quero continuar a acreditar que um clube (Benfica ou outro) quando contrata um jogador é porque o treinador pede alguém para essa posição. Seria um pouco bizarro - não estou a dizer que não suceda aqui ou ali - que um técnico solicite um central e que o clube adquira um lateral ou vice-versa. Mas, de uma forma global, concordo que por vezes há decisões mais complicadas de entender para quem está de fora.
vitor
4:20
Quando é que Lage deveria ter sido demitido?
Luís Avelãs
4:23
Se ele continuar a considerar que pode ser parte da solução não o deverá fazer. Caso sinto que já não tem condições... deve ponderar demitir-se de imediato.
Hugo Simoes
4:23
A fase de grupos da champions e da taça da liga foi um  sério aviso sobre o que estava para vir. Apesar de liderar o campeonato, o futebol já nessa altura era sofrido e vivia de individualidades. A mudança de treinador nessa altura não teria sido benéfica para o Benfica?
Luís Avelãs
4:27
Tendo em conta o que se está a passar agora seria fácil dizer que sim. No entanto, creio que se deve fazer uma análise mais ponderada. A Taça da Liga foi encarada de forma especial, o Benfica não jogou com o intuito de concentrar atenções nessa prova. Na Champions, é verdade, as coisas não correram bem, mas também não creio que só por aí deveriam ter sido feitas alterações. Jogando bem, assim assim ou mal, a verdade é que o Benfica ganhou 18 das primeira 19 jornadas da Liga. Quando chegou ao Dragão, a questão do título estava muito bem encaminhada. Aliás, se não tem perdido esse dificilmente não seria campeão. Contudo, perdeu e nunca mais se encontrou. Falta perceber as razões para esse ocaso tão evidente.
Hugo Simoes
4:28
A desastrosa 2ª volta do campeonato pode trazer traumas para a próxima época?
Luís Avelãs
4:29
Não creio, nomeadamente se surgir (como penso que sucederá) outro treinador. De resto, sairão uns jogadores, terão de entrar outros e as férias, ainda que previsivelmente mais curtas e diferentes, ajudarão a limpar a cabeça. Depois da época fechada já não há nada que se possa fazer. Nessa altura só se pode trabalhar a pensar na seguinte.
Avelino Santos
4:29
Qual é, para si, a principal razão desta crise? A mensagem já não passa, falta de dinâmica ofensiva ou coesão defensiva?
Luís Avelãs
4:31
Não sei qual será o motivo principal. Sei, como já disse, que depois da derrota no Porto o Benfica caiu a pique. E penso que são válidas as três opções que aponta. Todas elas são evidentes. Mas acredito que existirão mais e, quem sabe, até mais profundas.
Rafael
4:31
Luís esta história de apostar na formação é uma fachada os clubes só o fazem porque estão falidos e o futebol português não é sustentável o Benfica obriga os treinadores " funcionários "  a colocá-los a jogar tendo ou não qualidade e isso nunca é funcional assim deveriam antes ser submetidos a 2 empréstimos e só depois deveriam ser lançados e num contexto com jogadores experientes de qualidade inequívoca que não é o caso do Benfica que tem jogadores medíocres como Pizzi e André Almeida e outros que só se lembram de jogar quando o contrato está a acabar como Zivkovic, Taarabt e Samaris. Mas a minha questão é a seguinte porque raio o Benfica faz um negócio da tetra com Chiquinho quando vem tirar espaço a um craque como Tiago Dantas e porque raio no ano passado o Lage teve coragem em apostar no Felix e este ano não o faz com Jota que é outro craque com potencial semelhante?
Luís Avelãs
4:39
Bom, muitas questões numa só. Vou tentar resumir, mas abordar todas:
1 - Não acredito que o Benfica obrigue os treinadores a fazer jogar este ou aquele elemento. Isso seria suficiente para não os poder responsabilizar por eventuais desaires, assim como mostraria uma maneira de ser pouco profissional dos treinadores em causa.
2 - Não concordo que Pizzi e André Almeida sejam medíocres. Se estes são, sinceramente não sei o que se poderá dizer de outros que fazem parte do plantel do Benfica e de tantos espalhados pelas mais variadas equipas. Pizzi, mesmo longe do seu melhor momento, é o segundo melhor marcador da Liga e um dos poucos médios da Europa com mais de 10 golos e assistências na época.
3 - Concordo que sempre houve jogadores talhados para jogar mais 'a sério' só em finais de contrato. Compete aos treinadores/dirigentes estarem atentos a essas questões.
4 - Chiquinho não correspondeu ao que se previa e por isso perdeu espaço na equipa, o que é normal.
4:40
5 -  Tiago Dantas? Mas não defende que ele devia ser emprestado antes de jogar?
6 - O impacto de Jota, nas oportunidade que tem tido, não se aproxima sequer daquilo que fez Félix quando começou a jogar. Ter o potencial é uma coisa, conseguir mostrá-lo quando necessário é outra bastante diferente.
Rafael
4:41
Luís recentemente pessoas ligadas ao Benfica deixaram no ar que um possível substituto de Bruno Lage poderia ser estrangeiro e reparei que também durante este último mês Laurant Blanc passou a ser agenciado por Jorge Mendes, não poderá ser um nome bastante forte mais até que Marco Silva?
Luís Avelãs
4:41
Não tenho qualquer informação a esse respeito.
Francisco
4:41
Até que ponto se pode considerar Lage como o grande responsável pelo descalabro do SLB? A estrutura dirigente está em silêncio porquê?
Luís Avelãs
4:42
O treinador terá que ter responsabilidades no mau momento,assim como teve na fase positiva, mas não pode ser o único. Jogadores e dirigentes também têm culpas, com toda a certeza. Os jogadores, aliás, são os que jogam. Eles é que marcar e sofrem golos.
Rodrigo Oliveira
4:43
A crise de resultados do Benfica deve-se à incapacidade do treinador em dar a volta à situação ou ao plantel não ser tão bom como se pensava no arranque da época?
Luís Avelãs
4:43
Provavelmente as duas observações estão certas...
Guest
4:43
Boa tarde, um abanão com mudança de jogadores para o banco ou mesmo bancada não seria o indicado? visto que com estes não está a resultar!!!
Luís Avelãs
4:44
Isso tem acontecido com um ou outro elemento, sem resultados visíveis. A crise parece ser mais extensa e bem mais complicada de resolver do que apenas trocar o jogador A pelo B e o C pelo D.
japlourenco11@ig.com.br
4:44
Qual foi o responsável pela contratação deste postee chamado Dyego Souza? Por que o Samaris não joga, quando esta equipa não tem poder de marcação? O Saferovic é inferior a este Dyego Souza? E o Fejsa por onde anda? Por que não contratam um treinador de peso?
Luís Avelãs
4:51
Dyego Sousa, concordo, é um erro de casting gigantesco. É fácil dizê-lo agora, mas confesso que nunca percebi a lógica da sua contratação. Veio emprestado, já não é um jovem, tinha estado parado imenso tempo, na China não tinha feito nada de especial e, para mim, não tem as ferramentas de Vinícius ou Seferovic. Quanto a Samaris, é estranho perceber que quem fez tanta força para que ele renovasse, meses depois, em diversos jogos, nem o inclua no lote dos convocados. Terá de existir aí uma explicação que, até agora, é desconhecida.
joaquim
4:51
Boa tarde. Será que o treinador Paiva da equipa B não poderia resolver alguma coisa? Nem que seja estabilizar?
Luís Avelãs
4:51
Se houver demissão, dificilmente não será ele a avançar nesta fase.
Antonio
4:51
Não acha que a derrota no Porto foi determinante para o resto da época? Os jogadores e o Bruno Lag e estão psicologicamente afetados?
Luís Avelãs
4:53
Que a queda a pique surgiu depois desse encontro é um facto. Mas, é estranho que a segunda derrota em 20 jogos, contra um adversário direto, e mantendo a liderança com 4 pontos de vantagem, tenha provocado isto tudo. Deve faltar aí algo que desconhecemos. Estamos a falar de uma equipa profissional, de uma formação sénior, de jogadores internacionais. Isso seria plausível numa equipa de iniciados.
Guest
4:53
Acha que Luis Filipe Vieira está "refém" das suas próprias declarações ao afirmar antes do reatamento do campeonato que "Lage seria o treinador do Benfica independentemente de ganhar ou não o campeonato"? Será esta a explicação para que ainda não tenha tomada a inevitável decisão de despedir o treinador?
Luís Avelãs
4:55
Não sei, mas duvido. No futebol, o que é verdade hoje não é necessariamente amanhã. E Vieira não é diferente de outros dirigentes, em Portugal e no estrangeiro. É fácil dizer algo num momento em que tudo está a correr bem e depois mudar porque o cenário mudou. E quer se queira ou não, o presidente tem autonomia para, a qualquer altura, decidir de forma contrária à inicial.
vander
4:56
O Bruno Lage teve ontem uma atitude para os jornalistas, no mínimo reprovável, não será da pressão em cima dele?
Luís Avelãs
4:56
Muito provavelmente.
joão
4:57
Olá Luís. Na minha opinião parece-me que a equipa de Bruno Lage comete demasiados erros que nem as equipas de formação, só neste jogo foram 4 que originaram golo. Mas há muitos mais e um deles é a precoce perda de bola. Acha que o Bruno Lage tem estaleca para ser o treinador principal de um grande com tanto erro básico?
Luís Avelãs
5:00
Há uns meses era um caso de sucesso invulgar. De repente, não tem estaleca? Não sou de endeusar técnicos, muito menos os que têm ainda pouca 'rodagem' como treinadores principais no alto nível, mas também não alinho em análises que, de repente, consideram Lage um incompetente. O que lhe está a acontecer, com as devidas diferenças, tem algo de parecido com Rui Vitória. Também entrou de rompante, fez melhor que Jorge Jesus nos dois primeiros anos, e depois saiu como se não tivesse capacidade para o cargo. Não vou do 8 ou 80 e vice-versa.
Load More Messages
Conectando…