You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
Vítor Almeida Gonçalves responde aos leitores
desenvolvido porJotCast
Vítor Almeida Gonçalves
4:04
Boa tarde! Obrigado por lerem o Record! Na próxima hora vamos conversar sobre o jogo do Sporting em Dortmund. Estou disponível para as vossas perguntas. Vamos a isto!
Guest
4:04
Qual é o 11 provável do Sporting?
Vítor Almeida Gonçalves
4:07
Segundo as informações que nos chegaram não haverá muitas mudanças no onze. Esgaio no lugar de Rúben Vinagre e Tiago Tomás no lugar de Nuno Santos. Poderão ser estas as alterações. De resto, a estrutura habitual. A diferença em relação ao jogo com o Ajax é o regresso do Coates, que estava castigado no primeiro jogo da Champions (porque foi expulso com o LASK na época passada).
MÁRIO DA SILVA JESUS
4:08
Boa tarde, Senhor Vítor Almeida Gonçalves, mais um jogo da Liga dos Campeões, depois do jogo menos conseguido com o Ajax, na sua opinião, o Sporting será capaz de recuperar frente ao B. Dortmund?
Vítor Almeida Gonçalves
4:12
Boa tarde, sr. Mário, como está? É a pergunta que todos estão a fazer neste momento, sem dúvida. Diria que é um grande teste ao caráter do Sporting, mas com isso não quero dizer que se o Sporting perder mostrará falta de caráter. Temos de ter a noção do adversário em causa. Seria sempre mais provável perder com o Dortmund do que com o Ajax. Com o Ajax, sim, foi mau. Não sou eu que o digo, todos os jogadores e o treinador assumiram sem problemas. Agora, com o Dortmund, o nível é ainda superior, na minha opinião. É uma equipa muito sólida e experiente nas provas europeias. E, claro, com Haaland o Dortmund será uma coisa, sem ele será outra. Mas não deixará de ser um grande adversário. O Sporting tem de deixar uma imagem melhor do que deixou em Lisboa com o Ajax, e acredito que vai deixar. Independentemente de saber que é muito difícil ganhar ou até empatar em Dortmund. O Sporting em 13 jogos na Alemanha empatou um (Bayern) e perdeu 12.
joaoG
4:12
Já vi em vários lados a presença de Tiago Tomás no 11 em detrimento de N Santos..distração minha?, ou há problema com o jogador?...castigo?
Vítor Almeida Gonçalves
4:14
Olá! Não é distração! É uma possibilidade, de facto. O Nuno Santos, até por causa da lesão do Pote, tem feito todos os últimos jogos, com a particularidade de ter recuado para o lugar do Rúben Vinagre. Está com certeza mais desgastado, em função disso. É um jogador com pulmão, e terá com certeza minutos em Dortmund mas a informação que temos é a de que o Tiago Tomás poderá ser titular hoje no lugar do Nuno Santos, sim.
Amilcar Pacheco
4:14
boa tarde, acredita o Sr. Vitor numa vitoria do campeão nacional frente a este colosso europeu?
Vítor Almeida Gonçalves
4:18
Boa tarde, Amilcar. No lugar onde estou, temos de acreditar em factos. E com base nos factos diria que não é muito provável uma vitória do Sporting em Dortmund. Mas o futebol corrige a lógica diariamente. Não há vitórias nem derrotas antecipadas. Quando dizemos que o Dortmund é um colosso, é de facto um grande clube europeu porque tem marcado presença regular na Champions e tem um plantel habituado a estes momentos, e isso faz muita diferença. Mas o Sporting tem de ser respeitado. É o campeão nacional de Portugal, como diz, e tem jogadores de grande qualidade, que podem fazer história. Voltando aos factos, é difícil. Mas impossíveis não existem em futebol...
Torres
4:19
Boa tarde, já se sabe se o Haaland vai a jogo ???
Vítor Almeida Gonçalves
4:20
Boa tarde! É a pergunta que se impõe, realmente! É o que todos esperam esclarecer, e pode haver novidades a qualquer momento. Mas nesta altura ainda não existe essa indicação.
Guest
4:20
Fará sentido o Esgaio jogar a lateral esquerdo?
Vítor Almeida Gonçalves
4:23
Sim. Na minha opinião faz. Porque é um jogador experiente, porque vai correr menos riscos e porque conhece melhor a dinâmica defensiva do Rúben Amorim. Não podemos esperar que seja um jogador muito ofensivo, mas pode ajudar a fechar o flanco, com a vantagem de apoiar o Feddal. A questão do Esgaio está ligada à gestão do Vinagre, tanto física como anímica. A exibição do Vinagre com o Ajax marcou-o negativamente. Ele manteve o lugar nos jogos da Liga mas penso que se Amorim optar, de facto, por deixá-lo no banco será no sentido de tentar protegê-lo e proteger a equipa no seu todo. Quando erra um, erram todos. Mas quando um jogador erra tanto como errou com o Ajax, há aqui uma marca individual que contagia inevitavelmente o coletivo. E instala-se alguma desconfiança. Quem jogou, percebe. É a linguagem dos jogadores, por muito que confiem uns nos outros, e não duvido que confiem.
Guest
4:24
Boa tarde,
Existem indicações que o Haland jogue ? e no caso do Reus?
Vítor Almeida Gonçalves
4:27
Até esta hora não há informação do Dortmund sobre esses dois jogadores. O que sabemos é que o Reus seria mais facilmente recuperável, até porque treinou ontem. O Haaland não chegou a ir ao relvado, mas o próprio treinador do Dortmund mostrou-se esperançado em conseguir recuperá-lo. Já não faltará muito para ficarmos todos a saber mas a dúvida mantém-se.
Guest
4:28
Boa tarde. O Sporting precisa de tempo ou precisou do "abanão" do Ajax?
Vítor Almeida Gonçalves
4:32
O Sporting está melhor do que na época passada. O Rúben Amorim tem dito isto e eu concordo. A forma como o Sporting controla os jogos nada tem a ver com a última época. Por isso, respondendo à sua pergunta, não creio que o Sporting precise de tempo para mostrar mecanismos e uma ideia de jogo, porque já os tem. Mas precisa de tempo, claro, como qualquer equipa, para melhorar, para afinar processos e , no caso do Sporting, sobretudo para começar a marcar mais golos. O Pote faz falta e explica parte do problema, mas Paulinho, Nuno Santos e todos os outros têm de ser mais eficazes à frente da baliza. Só se ganham jogos marcando golos, sabendo que não os sofrer ajuda muito. Mas em termos defensivos vejo o Sporting mais consistente, apesar dos problemas com os centrais. O que faz a diferença é sobretudo ter ou não ter Coates. O 'abanão' do Ajax era desnecessário. Ninguém precisa de perder assim para começar a jogar bem. Até porque depois há um custo em termos psicológicos.
Bilaz chandir
4:32
É provável o Halland jogar 45 minutos?
Vítor Almeida Gonçalves
4:33
Se estiver apto, acredito que seja titular. Mas depois há sempre o lado estratégico. A questão é que o Dortmund, sem o Haaland e sem o Reus, perdeu com o Borussia M'gladbach na última jornada da Bundesliga. Não estou a ver o Dortmund dar-se ao luxo de prescindir de ambos a menos que não possam realmente dar o contributo.
Bilaz chandir
4:33
O Tabata de início, será viável?
Vítor Almeida Gonçalves
4:34
De início, não me parece. Mas poderia fazer sentido se o Rúben Amorim quisesse jogar com três médios. Jogando o Tabata mais por dentro, e com versatilidade para ir às faixas laterais. É uma possibilidade, mas penso que o Tiago Tomás está melhor colocado para jogar hoje pela ala.
Bruno
4:35
Já sabemos quem está indisponivel do lado do Dortmund ?
Vítor Almeida Gonçalves
4:36
A dúvida sobre Haaland e Reus mantém-se. De fora estão jogadores com menor participação na equipa. Brandt está recuperado e volta neste jogo. Os lesionados são Morey, Zagadou, Coulibaly, Reyna e Tigges.
Bilaz chandir
4:36
Será provável mais uma manita para os lados leoninos?
Vítor Almeida Gonçalves
4:37
Como português, espero que não. Se houver manita, que seja para os clubes portugueses.
Guest
4:37
Vamos ser honestos. Este grupo não é de todo forte. O Dortmund está longe de estar entre as melhores equipas do mundo. Não acha no mínimo uma vergonha enorme o Sporting não passar neste grupo que é acessível claramente????
Vítor Almeida Gonçalves
4:40
O Dortmund, como o Sporting, o Benfica e o FC Porto, estão entre as melhores equipas do Mundo. Mas dentro desse lote, o Dortmund está um ou dois patamares acima. O resultado com o Ajax foi mau. A partir daqui, é um grupo forte e que ainda está totalmente em aberto. O Sporting pode passar, mesmo sabendo que depois de perder com o Ajax ficou mais difícil.
Guest
4:41
Boa tarde, com uma frente tão veloz e dinâmica do Dortmund, não deveria o SCP preparar-se com um duplo pivot Palhinha Ugarte? Ou deverá optar só por uma estratégia de maior contenção na pressão e jogar no erro? obrigado, SL
Vítor Almeida Gonçalves
4:43
Boa tarde. A frente veloz e dinâmica tem de ser combatida com organização, e diria também com jogadores rápidos. Um duplo pivô Palhinha-Ugarte, na minha opinião, seria um convite ao Dortmund para se instalar no meio-campo do Sporting, e sabemos que o Dortmund não vai precisar de convite para fazer isso. O Sporting terá de fazer o que o treinador recomendou: controlar o jogo e segurar a bola, principalmente nos minutos iniciais, e depois aproveitar os seus momentos ofensivos.
antónio
4:43
Boa tarde! Penso que Amorim irá colocar mais um médio (Bragança), para ajudar na pressão, e abdicar de Nuno Santos. Concorda? Palhinha e Matheus contra o meio campo a 3 do Dortmund vai ser uma miséria
Vítor Almeida Gonçalves
4:46
Não quer dizer que o Rúben Amorim não venha a mudar de opinião, mas não há muito tempo ainda ele colocou praticamente de parte a hipótese de jogar em 3x5x2. Poderá fazê-lo, por se tratar de um jogo de Champions e olhando às características do adversário, mas sinceramente não me parece que o vá fazer. Até porque o Dortmund é muito imprevisível em termos táticos, e isso é uma das grandes forças deles. No papel pode ser um 4x4x2 losango mas a qualquer momento pode transformar-se num meio-campo a três e com dinâmicas muito diferentes. O Sporting tem de ser organizado, fazer o que sabe e, diria eu, não inventar. Mas veremos o que traz o jogo...
Fábio
4:46
o goulart e o marsa podem vir a ser apostas fortes do amorim? algum deles pode ficar a fazer parte do plantel principal ate ao final da epoca?
Vítor Almeida Gonçalves
4:48
Foram chamados para viverem a experiência da Champions integrados na equipa principal. O próprio Rúben Amorim fez questão de esclarecer que pode adaptar jogadores, ou seja, dificilmente um ou outro serão utilizados hoje. Quanto ao futuro, eles já estão a chegar ao nível da equipa principal, isso parece-me pacífico, caso contrário não teriam sido chamados agora. A ideia do Sporting é rodar vários jogadores da equipa B nestes jogos e dar-lhes estas oportunidades. Não creio que sejam opções para hoje ou amanhã, mas até ao final da época, mesmo que continuem a treinar na B, podem ter minutos.
catarina
4:49
Boa tarde sr.Vitor. Fala-se de Esgaio à esquerda e porque não Mattheus Reis? Tem havido algum criticismo mas penso que tem cumprido, sobretudo como defesa esquerdo. E segunda pergunta: não havendo Haaland, onde estará o maior perigo na equipa alemã? Obrigada
Vítor Almeida Gonçalves
4:52
Matheus Reis, neste momento, creio que é mais opção para terceiro central à esquerda do que para lateral-esquerdo. Sem prejuízo de poder fazer as duas posições. O Esgaio tem mais rotinas de lateral e dá menos espaço nas costas. O Matheus Reis não entrou mal com o Ajax, por exemplo, mas ainda me parece um jogador muito precipitado em determinadas decisões. Será, ainda assim, mais uma alternativa. Quanto ao maior perigo do Dortmund, sem o Haaland, é a equipa. Podia individualizar, mas estamos a falar de uma equipa que tem, do meio-campo para a frente, Witsel, Dahoud, Bellingham, Reus, Brandt, Malen... É uma grande equipa, por muito que possa haver quem pense que não.
Viriato
4:52
Muito boa tarde e obrigado pela disponibilidade. concorda com as críticas a Paulinho, seja de adeptos adversários e de muitos sportinguistas?
Vítor Almeida Gonçalves
4:56
Um avançado que não marca golos, ou marca menos do que se espera, está sempre sujeito a críticas. E tem de viver com elas. De certeza que o Paulinho é o primeiro a penitenciar-se por não marcar golos. E de certeza que ele se pudesse marcava dois por jogo. Temos de olhar para esse questão de outra forma: o que é que o treinador pede ao Paulinho para fazer e o que é que o treinador espera que ele faça pela equipa? E é aqui que nós somos obrigados a admitir que o Paulinho é um jogador muito importante no Sporting. Mesmo quando não marca. Quer um exemplo: reveja o lance do penálti contra o Marítimo. Todos falaram da ação decisiva do Coates, porque é dele o primeiro cabeceamento após o passe longo do Daniel Bragança. Mas antes de a bola ser passada ao Jovane há outro jogador que a coloca em esforço no Jovane. Quem? Paulinho. Pois é... O futebol é isto... Vemos quem marca mas é preciso ver mais.
Guest
4:56
Não acha que seria melhor para o sporting jogar na champions com três medios, talvez palhinha, matheus e bragança ou até ugarte? daria mais consistencia no meio e mais bola
Vítor Almeida Gonçalves
5:00
Creio que já respondi em parte... O Dortmund é muito dinâmico em termos táticos. Apresentar um sistema contra o Dortmund para encaixar no Dortmund e esperar que o Dortmund, passados cinco minutos de jogo não o mude, é ser ingénuo. Não vale a pena, porque o Dortmund pode mudar a qualquer momento, com os mesmos jogadores. O que vale a pena é ter personalidade e uma ideia de jogo. E eu acho que o Sporting tem isso em 3x4x3. E pode ter em 3x4x3 com Daniel Bragança, Palhinha e Matheus. Lembram-se quando João Mário apareceu a jogar descaído numa ala do ataque? Pois... No papel era um 3x4x3. Há muitas formas de ver o jogo. Mas se o Sporting não for lá para dentro com uma ideia sua, preocupado com o que o Dortmund pode fazer, o mais certo é correr mal.
Load More Messages
Conectando…