You are viewing the chat in desktop mode. Click here to switch to mobile view.
X
Arbitragem da 2.ª jornada da Liga NOS
desenvolvido porJotCast
Record
4:11
Boa tarde, como combinado estou disponível até às 17h para as questões que acharem pertinentes sobre a arbitragem da 2ª Jornada da Liga NOS. Podem também colocar algumas dúvidas referentes às leis de jogo. Tentarei responder a todos sem exceção. Aguardo a vossa participação.
Guilherme Marques.
4:13
O golo do benfica esferovites é legal?
Record
4:16
Boa tarde Guilherme Marques, o golo foi bem anulado. As linhas virtuais utilizadas pelo VAR são claras quanto à posição ilegal do Seferovic no inicio da jogada, o avançado estava 30 cm adiantado em relação à linha defensiva adversária
António Cabrita
4:16
Bruno Fernandes devia ter sido expulso no jogo contra o Braga?
Record
4:18
Boa tarde António Cabrita, Bruno fernandes é capitão de equipa e esse estatuto concede-lhe "alguma" liberdade para questionar a equipa de arbitragem sobre algum lance mais duvidoso. A forma como procedeu está dentro dos limites aceitáveis, o mesmo não posso dizer do comportamento do Assistente.
Francisco J. Marques
4:19
Boa tarde. Foi anulado um golo aos 84min ao Benfica por suposto fora de jogo de Seferovic no inicio da jogado. Segundo as leis do jogo, só há fora de jogo quando se verificar pelo menos das seguintes situações: se o jogador em fora de jogo jogar a bola, se a for disputar com um adversário, se tirou vantagem da posição ou se impediu um adversário de a jogar. Tendo isto em conta, acha que o golo foi bem anulado? Caso acha que foi bem anulado, qual dos pontos que enumerei das leis do jogo relativo ao fora de jogo Seferovic infringiu?
Record
4:21
Boa tarde Francisco Marques, com a introdução do VAR, todos os golos são revistos após serem obtidos com o jogo a decorrer. Caso aconteça alguma infração técnica na jogada precedente ao golo o VAR tem de intervir. Seferovic estava em posição irregular no inicio da jogada e toma parte ativa do mesmo prosseguindo a jogada e obteve golo. As leis foram cumpridas e o golo foi bem anulado
Guilherme Marques.
4:21
Existe pênalti contra o Belenenses?
Record
4:24
Boa tarde Guilherme Marques, existiram duas situações dentro da área do Belenenses que levantaram algumas dúvidas para todos nós. Após rever as imagens as situações foram bem decididas. O defesa tem a posição ganha sendo o contacto fruto do movimento de ambos os jogadores. Durante o jogo existirem situações semelhantes com o Árbitro a decidir de forma igual seguindo o mesmo critério
Pedro Vieira
4:24
Não deixei de notar um critério diferente  na postura de dois árbitros para lances semelhantes, um no Belenenses X Benfica, o outro no Vitória SC X Boavista.
Record
4:27
Boa tarde Pedro, a subjetividade das leis de jogo abre espaço para cada Árbitro ter a sua interpretação das jogadas e aplicar o "seu" critério na análise dos lances. Não se pode comparar critérios em jogos diferentes e Árbitros diferentes. Somos todos diferentes com opiniões diferentes em tantos outros aspetos da sociedade, até os juizes têm decisões diferentes em casos semelhantes. Algumas leis de jogo não se pode fugir ao mesmo critério, exemplo foras de jogo...
Francisco J. Marques
4:28
Penso que não entendeu parte da minha pergunta ou então fui eu que não me expliquei bem. Já entendi que acha que é fora de jogo. Mas, no seguimento da minha pergunta, queria saber qual o motivo do fora de jogo. Seferovic jogou a bola? Disputou a bola com um adversário? Tirou vantagem da posição em que se encontrava no início da jogada? Impediu um adversário de jogar a bola?
Record
4:31
Lamento não ter sido claro, analisando o lance percebemos que o jogador que estava em fora de jogo no inicio da jogada, só não foi punido nesse mesmo momento porque os Assistentes têm indicação para deixar seguir para dar espaço ao VAR, depois esse mesmo jogador obtém golo, logo ele tira vantagem da posição irregular que estava
Pedro Vieira
4:31
No derby lisboeta, tanto Nuno Tavares como André Santos pontapeiam a bola após falta, e o Fábio Veríssimo mostra amarelo a ambos, mas no Vitória SC x Boavista ocorre algo semelhante e o Soares Dias utiliza o diálogo. Não deveria haver uma uniformidade no critério para este tipo de lances?
Record
4:33
Boa tarde Pedro Vieira, essas situações são analisadas no momento, muitas vezes o apito sai no momento que o jogador remata e nessa situação não há punição, caso o Árbitro entenda, e depende sempre da análise do Árbitro naquele momento, que o jogador ponteou a bola como protesto ou com intenção de retardar o recomeço de jogo tem de ser advertido. Em situações onde existe a dúvida se foi propositado ou normal os Árbitros optam por avisar o jogador
Guest
4:33
Como é que o var viu o fora de jogo do segundo golo do vsc olho de grande boi
Record
4:36
Boa tarde, O VAR tem neste momento tecnologia disponível para fazer uma análise cuidada e rigorosa dos lances de fora de jogo. As linhas virtuais oficiais vão, sem duvida, diminuir os erros passados
Afonso Ribeiro
4:36
Houve mudanças na Lei 11 onde foi descrito várias exceções para tornar a regra do fora de jogo mais clara. Sabendo que um jogador mesmo sem ter ninguém nas costas corta a bola muitas vezes para canto ou lançamento de linha lateral, porque é que o Seferovic iria ter influência na ação do jogador do Belenenses? É que havia outro jogador do Benfica em linha, o qual poderia chegar à bola. É que, aliás, com as mudanças à Lei 11 para esta época, o golo seria legal pois o posicionamento do jogador do Benfica não influenciou em nada a ação do jogador azul.
Record
4:38
Boa tarde Afonso Ribeiro, o jogador que obtém golo estava em posição irregular no inicio da jogada. Só este facto é suficiente para justificar a anulação. Admito que se o lance não terminasse em golo e/ou fosse assinalado o fora de jogo logo no momento não existiriam dúvidas sobre a decisão, até porque as imagens são claras com a introdução das linhas virtuais.
Francisco J. Marques
4:39
Obrigado pelo esclarecimento. Poderia então dizer-me qual a diferença entre o lance de golo anulado ao Seferovic e o lance do 1-0 do Porto contra o Benfica o ano passado (em que Pepe está na trajectória da bola e baixa-se, atrapalhando o guarda-redes do Benfica) e nessa altura o Sr. Marco Ferreira afirmou que foi uma boa decisão, uma vez que a bola sofre um desvio num jogador do Porto que estava na barreira e creio que seja a partir desse momento que deve ser analisada o posição do jogador que interfere na visão do guarda redes?
Record
4:42
Boa tarde Francisco, "(em que Pepe está na trajectória da bola e baixa-se, atrapalhando o guarda-redes do Benfica), essa afirmação justifica a anulação do golo. O fora de jogo é analisado no momento que a bola é passada ou tocada por um colega de equipa, nesse momento ou no inicio da marcação do livre o Pepe estava na linha de visão do GR
Carlos Gouveia
4:42
Havia penalty na grande área do Sporting de Braga ou o jogador do Sporting limitou se a cair ao ver o Matheus se aproximar? E o Mathieu fez penalti sobre o jogador do Braga?
Record
4:45
Boa tarde Carlos Gouveia, Matheus tenta tocar na bola atirando-se ao relvado, esse movimento é legal se o GR toca na bola e só depois atingir o adversário sem ser por negligencia, imprudência ou falta grosseira. No lance de ontem o GR não toca na bola e apesar de tentar evitar o contacto acaba por tocar com o peito nas pernas do avançado. Pênalti por assinalar e NUNCA advertido por simulação. Quanto ao lance do Mathieu entendo que não existe infração, a bola não estava já no local e o contacto é provocado pelo movimento normal de ambos os jogadores, ou seja, um choque normal
Fernando Silva
4:45
Sr Marco Ferreira quando é que o Sr tem vergonha na cara e deixa de julgar os seus colegas que têm mais competência do que alguém que fez a tendenciosa e propositada arbitragem no célebre Braga-Benfica ????
Record
4:49
Boa tarde Sr Fernando Silva, apesar de ter sido o primeiro e único a fugir ao tema não ignoro a sua questão. Eu não julgo ninguém, analiso somente os desempenhos como Árbitros. Quanto ao Braga - Benfica foi um jogo que correu mal e admiti isso sem qualquer problema. Quanto a ser tendenciosa e propositada deixo isso para as conversas de café, aí todos são perfeitos, bons treinadores de bancada e excelentes Árbitros.
Joaquim
4:53
Como é possível anular um golo, quando a jogada em que o Seferovic estava em fora de jogo posicional, foi cortada por um defensor do Belenenses dando origem a nova jogada?
Record
4:55
Boa tarde Joaquim, o corte do defesa não é considerada posse de bola, ou seja, está definido que a posse de bola é quando a equipa corta a bola e inicia uma jogada de ataque, o que sucedeu é que a equipa não iniciou nenhuma jogada por isso, após o golo, o VAR tem de rever toda a jogada e não somente depois do defesa tocar na bola.
Francisco J. Marques
4:55
Se me diz que a partir da afirmação "em que Pepe está na trajectória da bola e baixa-se, atrapalhando o guarda-redes do Benfica" o golo deveria ser anulado (tendo em conta que Pepe está fora de jogo após a bola bater em Marega) porque é que na altura considerou que o golo foi bem validado?
trophy 4
Record
4:58
Como eu disse o fora de jogo é analisado após um passe ou seja tocada por um colega, o golo a ser validado foi tomada em consideração o ultimo toque de um colega e a posição do Pepe nessa altura, lamento se induzi em erro na minha resposta, se nesse momento Pepe já não estava na linha de visão do GR não deve ser punido, se a analise for feita no momento da cobrança do livre e se o Pepe estava na linha do GR então devia ser punido. Eu explico como se deve proceder e não me refiro a lances em concreto até porque não os tenho todos presentes na minha memória.
Incrivel
4:59
Boa tarde.
Sobre os lances dos 2 penaltys em Alvalade diz que 1 não é penalty porque o contacto é provocado pelo movimento natural dos 2 jogadores e no outro caso diz que há penalty porque atinge o adversário? A pergunta é simples: porque é que não é precisamente ao contrário? Já que em ambos estamos perante 2 movimentos naturais e em ambos o jogador atinge o adversário imprudentemente! Convém usar as palavras com algum respeito pelos leitores e por si próprio, na minha opinião!
Record
5:02
Boa tarde Sr Fernando Silva, os leitores são demasiado importantes para eu deixar de ter algum respeito, mesmo quando não procedem da mesma maneira comigo, nunca falto ao respeito. Quanto á sua questão a explicação tem a ver com o movimento do GR de encontro à bola, nesse caso é o GR que se movimenta em direção à bola e adversário correndo sempre o risco que, se não tocar na bola, é esse movimento que motiva o contacto, logo deve ser punido
Fernando Silva
5:02
Eu acompanho sempre os seus comentários nesta coluna e até à data de hoje se mantém fiel a considerar legais todas as jogadas que prejudiquem o Benfica, se não quer ser o LOBO então trate de  despir a pele de quem lha vestiu, obrigado por ter tido a amabilidade de me responder .
Record
5:04
Boa tarde Fernando Silva, agradeço a sua atenção em acompanhar os meus comentários, não sendo dono da verdade. todos eles são feitos em consciência e respeito às leis de jogo e nunca com as equipas em questão. Não tem de agradecer a minha resposta, tento sempre responder a todos, não seria sério da minha parte excluir seja quem for neste espaço
André
5:04
Boa tarde... Qual e a sua interpretação em relação ao amarelo ao Bruno Fernandes? Sera exagerado (salta por cima do GR para se desviar e toca de raspao na cabeca com piton)
Record
5:06
Boa tarde André, entendo a sua questão, o Bruno Fernandes toca no GR num espaço (área) onde este tem vantagens sendo a principal jogar com as mãos. Os jogadores têm de ter o máximo de cuidado a essa aspeto e quando acontece uma situação dessas o jogador é negligente e por isso é punido com o amarelo
Guest
5:06
Boa tarde. Tenho-me apercebido que as suas análises a lances idênticos variam muito em função das equipas. Pode dar uma explicação plausível para esse facto?
Record
5:09
Boa tarde, apercebeu-se mal porque nunca analiso um Árbitro ou os lances de arbitragem tendo em consideração as equipas. O meu trabalho é arbitragem e não olhar para os clubes. Pode eventualmente ter opiniões diferentes das minhas mas não quer dizer que a isenção, da sua parte e da minha, não esteja sempre presente
Artur
5:09
Opinião sobre as continuadas faltas sobre RAFA para impedir jogadas de ataque...não considera agresivas? Anti-jogo?
Record
5:12
Boa tarde Artur, realmente o Rafa é um jogador muito castigado devido também á sua velocidade e qualidade. As indicações dadas aos Árbitros é proteger a integridade física dos jogadores e isso tem sido feito ao longo dos anos. Não existe anti-jogo nas leis de jogo. Quanto á gravidade é sempre analisada no momento e acho que até ao momento os Árbitros estão a ter um cuidado especial para evitar essas situações com todos os jogadores
Ruca
5:12
Pode elucidar-me sobre como se considera o inicio de uma nova jogada? a bola tem que passar por quantos jogadores? quantos toques por jogador.
Load More Messages
Conectando…